21 agosto 2009

Estêncil a base de pátina cera

E S T Ê N C I L . À . B A S E . D E . P Á T I N A . C E R A






Material
• Estêncil com motivos florais (Plaid)
• Pátina Cera Mural Color nas cores:
verde cromo, amarelo pastel, rosa velho,
azul egeu e branco
• Diluente Sólido à Cera Mural Color
• Pincéis Tigre nas séries: 811-14 e 814-6



............................................................



1A, B e C
Apoie o estêncil maior sobre o centro da mesa. Feito isso, "carregue" o pincel 6 com pátina cera branca e comece a pincelar pelas bordas dos motivos das flores. Note o efeito esfumaçado obtido.






2A e B
Comece a integrar os tons, carregando o pincel 6 com a cor rosa velho, pincelando no sentido oposto ao das pinceladas desenvolvidas com branco acima. Note as nuances obtidas.





3A e B
"Carregue" as cerdas de outro pincel da série 814-6 com verde cromo. Depois, comece a preencher sobre os motivos das folhas, pincelando suavemente para continuar obtendo um efeito esfumaçado.






4A e B
Destaque, agora, algumas áreas mais sombreadas com pinceladas de azul egeu no sentido contrário ao verde aplicado nas folhas. Continue com o pincel 6.




5A, B, C e D
Com movimentos na horizontal do pincel 811-14, dê pinceladas com branco para realçar ao redor da peça, e sobre o tampo, onde serão notados alguns veios elegantes. Aproveite e pincele também com rosa velho sobre o tampo e cubra algumas marcas mais escuras.




Dica Técnica - A e B
Sobreponha um pouco de diluente sólido sobre o tampo como o auxílio de um pano de malha. Além de integrar as cores aplicadas, a peça estará sendo protegida, garantindo sua durabilidade.




6
Retire a gaveta, movimente o pincel 14 na horizontal com branco, e destaque alguns veios sobre a parte superior e frontal do aparador.




Dica Técnica - Etapas 7 e 8
Será ideal virar o estêncil ao contrário quando trabalhar do lado esquerdo, na parte frontal e superior do aparador. Use os mesmos pincéis e cores indicados nestas etapas.


7A e B
Apoie o estêncil nos lados esquerdos e direitos da parte frontal. Feito isso, carregue o pincel 6 com azul egeu e comece a pincelar sobre a parte vazada do estêncil menor.




8A e B
Dê volume aos motivos preenchidos com azul egeu, usando um outro pincel 14 com branco e um pouco de amarelo pastel. Lembre-se de pincelar no sentido oposto às pinceladas desenvolvidas com branco.






Dica Técnica - Etapa 9
Molhe o pano de algodão com diluente sólido, espalhe a pátina cera e encere também os pés do aparador.








9A, B e C
"Arremate", os contornos da parte frontal do aparador com branco. Aproveite e "cubra" também algumas imperfeições dos pés com o pincel 6 e um pano de malha e branco. Note que as pinceladas devem ser curtas e na horizontal.

.................................................

10A, B e C
Recoloque a gaveta na parte central e frontal do aparador. Feito isso, "carregue" as cerdas do pincel 14 com branco para a almofada e rosa velho para os contornos. Note que será preciso dar pinceladas na horizontal, seguindo, assim, os veios da madeira. Pinte, ainda, o puxador com rosa velho.


Dica Ténica - Etapa 10
Molhe o pano de algodão com o diluente sólido, espalhe a pátina cera e encere a gaveta.




11A e B
Para obter algumas nuances contrastantes sobre os péos do aparador, dê pinceladas de rosa velho e depois integre com um pano de algodão.





12
Coloque mais um pouco de pátina cera sobre um pano de algodão e passe em movimentos horizontais e irregulares sobre o tampo. Assim, a peça estará finalizada.